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Tubérculos

Couve Rábano

couve-rabano

Conheça abaixo o que é o Couve Rábano quais são seus tipos e características. Descubra suas propriedades, benefícios e qual é a melhor maneira de consumi-los, entre outros fatos curiosos sobre esses tubérculos.

O que é Couve Rábano?

Ela é um híbrido, Couve Rábano ou em outras palavras, um cruzamento entre o repolho e o nabo. Na cozinha são utilizados o tubérculo (raiz) e suas folhas, que podem ser consumidos de forma semelhante a outros vegetais, como espinafre ou acelga. A carne de tubérculo pode ser preparada de maneira similar às batatas ou purê.

Graças ao seu sabor único, o Couve Rábano permite elaborar uma grande variedade de pratos. Muitas culturas incorporaram em seus alimentos básicos ou iguarias. É considerada uma alternativa saudável às batatas, uma vez que não contém muitos carboidratos, mas fornece quantidades significativas de minerais, vitaminas e compostos orgânicos que são benéficos para a saúde humana.

Outras características e fatos curiosos sobre Couve Rábano

couve rabano
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  • Acredita-se que este vegetal de raiz tenha se originado na Boêmia (região da República Tcheca) no século XVII, como um híbrido entre o nabo e o repolho selvagem.
  • Couve-rábano é uma importante fonte de óleo vegetal. O óleo de sua semente é utilizado na fabricação de lubrificantes, graxas, lacas, vernizes, sabões, resinas, nylon, plásticos, repelentes de insetos, estabilizadores e produtos farmacêuticos.
  • Para o consumo humano são usados ​​os suecos de carne amarela, que têm um sabor levemente amargo. Para o consumo de animais é utilizado o sueco de carne esbranquiçada.
  • Muitas vezes as rutabagas são confundidas com os nabos, no entanto, estes vegetais têm diferenças notáveis. As rutabagas são maiores, têm uma parte branca e uma parte roxa com carne laranja perto do caule, e seu sabor é doce após o cozimento. Por outro lado, os nabos são brancos, com uma tampa de cor vermelha púrpura e um sabor picante.

Tipos de Couve Rábano

  • Roxo: Este é o mais comum dos tipos de rutabaga. A couve-rábano roxo é facilmente confundida com o nabo roxo, já que ambos têm um top roxo. No entanto, a couve-rábano tem um fundo amarelo ou creme, enquanto a parte inferior do nabo é branca. Este tipo de couve-rábano tem um sabor doce e fica laranja brilhante quando cozido.
  • Laurentian: A couve-rábano de Laurent é uma variação canadense do roxo americano, com uma carne que é descrita como mais cremosa.

Outras variedades de rutabaga são:

  • Joan (tipo bastante resistente a doenças);
  • Helenor (bons rendimentos na colheita);
  • Long Island (pequena raiz pivotante com lâmpada grande);
  • Doce russo (colheita muito tolerante a geada);
  • Pike (você pode deixar mais tempo no campo do que outras variedades).

Propriedades nutricionais da Couve Rábano

Todos os vegetais crucíferos são ricos em compostos antioxidantes e anticancerígenos. O nutriente mais significativo é a vitamina C. Uma xícara deste tubérculo contém 53% do valor diário recomendado de vitamina C, fornecendo antioxidantes, força para o sistema imunológico e proteção das células contra os danos dos radicais livres. Ajuda a formar colágeno e hormônio tireoidiano tiroxina, estimula a cicatrização de feridas, combate infecções e promove a saúde dos ossos, dentes, gengivas e vasos sanguíneos. Embora  elas forneçam somente 5% do ferro diário recomendado, seu conteúdo de vitamina C aumenta a absorção desse mineral.

Couve-rábano é rica em beta-caroteno, potássio e manganês. Eles também são uma boa fonte de fibras, tiamina, vitamina B6, cálcio, magnésio e fósforo.

Dados nutricionais (100 gramas de couve-rábano crua):

  • Calorias: 39
  • Gordura: 0 g
  • Colesterol: 0 mg
  • Sódio: 20 mg (1%)
  • Carboidratos: 9 g (3%)
  • Fibra dietética: 2 g (7%)
  • Açúcar: 6 g
  • Proteína: 1 g
  • Vitamina A: 0%
  • Vitamina C: 31%
  • Cálcio: 5%
  • Ferro: 3%

Para que Serve a Couve Rábano?

  • Ajuda a prevenir o câncer: As rutabagas são ricas em compostos antioxidantes que foram estudados por seu potencial anticancerígeno. Os glucosinolatos presentes são compostos de enxofre que demonstraram reduzir o crescimento do câncer, especialmente em casos de câncer do pulmão e do trato digestivo.
  • Ajuda a controlar o diabetes e a perder peso: As rutabagas são tubérculos relativamente pobres em carboidratos (contêm 20% menos carboidratos do que as batatas), portanto podem ser usadas como uma alternativa às batatas. É uma excelente escolha para pacientes diabéticos e pessoas que querem reduzir os carboidratos para perder peso.
  • Eles favorecem a função metabólica: As rutabagas são uma das melhores opções para os vegetarianos devido ao seu conteúdo completo de proteínas; Por não consumir carne, a maioria dos vegetarianos tem dificuldade em obter certos compostos em sua dieta. Aminoácidos e proteínas são componentes básicos no desenvolvimento, crescimento, cicatrização e reprodução celular, assim como na contração muscular e outros processos corporais importantes.
  • Melhora a digestão: Como outros vegetais crucíferos, as rutabagas são naturalmente ricas em fibras. Na verdade, dizem que eles são um dos alimentos mais ricos em fibras da natureza. Uma xícara de rutabaga tem mais de 8,42% da necessidade diária de fibra, portanto, seu consumo regular melhora a digestão e evita condições como a constipação.
  • Promove a saúde óssea: Ele contém vários minerais importantes, como zinco, cálcio, magnésio, manganês e fósforo, que desempenham um papel importante na criação e manutenção do tecido ósseo.
  • Melhora a saúde cardiovascular: Couve-rábano é rica em potássio, um mineral essencial para o bom funcionamento de todas as células, tecidos e órgãos do corpo humano. Em particular, o potássio é necessário para o funcionamento adequado do coração e desempenha um papel fundamental na contração do músculo esquelético e liso. Diminuindo o estresse e a contração dos vasos sanguíneos, ajuda a reduzir a pressão sanguínea, promove a passagem mais fácil do sangue, promove uma maior oxigenação dos órgãos/sistemas vitais e uma chance reduzida de coagulação. A combinação de potássio e fibra desse tubérculo ajuda a reduzir os níveis de colesterol e previne a aterosclerose, ataques cardíacos, derrames.
  • Tem função enzimática: O zinco presente nesse tubérculo é um componente chave para muitas funções enzimáticas do organismo, sem as quais muitos processos corporais se tornam ineficientes, resultando em problemas de saúde mais perigosos.
  • Isso estimula o sistema imunológico: Graças ao seu conteúdo de vitamina C, este tubérculo é um grande aliado para fortalecer o sistema imunológico, estimular a produção de glóbulos brancos e prevenir o desenvolvimento de inúmeras doenças.
  • Isso ajuda a melhorar o humor: Elas são ricas em vitamina B6, um nutriente que está envolvido na produção de hormônios no cérebro e que tem mostrado eficácia no tratamento de transtornos de humor e doenças cerebrais. Pesquisas sugerem que pacientes que tomam suplementos de vitamina B6 podem melhorar seu humor, sentir menos dor, combater a falta de energia e melhorar a concentração.

Outros benefícios:

  • Ajuda a prevenir a calvície (alopecia);
  • Alivia a síndrome pré-menstrual;
  • Diminui a frequência de enxaquecas;
  • Ajuda a prevenir ataques cerebrais e epilépticos;
  • Controla os níveis de colesterol no sangue.

Como consumir Couve Rábano?

Este tubérculo pode ser comido cru ou cozido (cozido, amassado, assado, em sopas e ensopados). Couve-rábano crua geralmente comido picado em tiras finas, como um prato ou parte de uma salada. As folhas também são comestíveis e podem ser preparadas de forma semelhante às folhas de mostarda, acelga ou espinafre.

Perguntas frequentes

A couve-rábano faz engordar?

Ao contrário das batatas, que são um tubérculo rico em calorias e carboidratos, uma xícara de Couve Rábano tem apenas 39 calorias e 9 gramas de carboidratos.

Além de ser um vegetal pobre em carboidratos, a rutabaga é rica em vitaminas e nutrientes essenciais para o nosso corpo; Não hesite em incluí-lo em sua dieta, se você quer perder peso ou não. É um bom remédio para ficar satisfeito sem aumentar muitas calorias.

Como armazenar Couve Rábano?

As rutabagas podem ser armazenadas sem problemas por semanas em um local fresco, mas para armazenamento a longo prazo é recomendado:

  • Selecione rutabagas frescas e de tamanho médio.
  • Lave-os com água fria e uma escova de legumes; depois descasque-os.
  • Corte-os em cubos e escalde-os em água fervente por 3 minutos.
  • Arrefecer, drenar a água e embalar em sacos.
  • Coloque no congelador.

Qual é a origem da Couve Rábano?

Acredita-se que esta raiz vegetal tenha se originado no século XVII (a Idade Média) como um híbrido entre o nabo e o repolho selvagem, na área que hoje corresponde a países como a Rússia e a Escandinávia.

Como é a planta de Couve Rábano?

A planta Couve Rábano tem folhas glaucous lisas (com uma camada cerosa), similar às folhas do nabo, mas mais grossas; Eles são semelhantes às folhas de uma couve. Sua raiz é grande e cresce como um tubérculo. A planta produz flores em forma de cruz, com quatro pétalas que vão do amarelo pálido ao amarelo claro e laranja pálido.

Como é cultivada a Couve Rábano?

As Couve-rábanos crescem melhor em solos bem trabalhados e drenados ricos em matéria orgânica. Recomenda-se sempre adicionar adubo envelhecido ao solo antes da semeadura e eliminar possíveis protuberâncias e pedras do solo.

A semeadura da couve-rábano deve ser feita após o inverno, na primavera, embora também possa ser plantada no final do verão para a colheita de outono ou inverno.

As sementes devem ser plantadas com ½ polegada de profundidade, deixando 4 a 6 polegadas de distância. Não é recomendado deixar o solo secar. Quando elas não crescem em climas frios e temperados, geralmente são pequenas e amargas. Em geral, estarão prontos para a colheita entre 60 e 90 dias após a semeadura.

O que gosto tem a Couve Rábano?

Tecnicamente, ela é um cruzamento direto entre o repolho e o nabo, compartilhando o sutil sabor amargo do último. A couve-rábano crua tem um sabor mais suave que o nabo, quase como uma cenoura, mas sem sua doçura. É crocante, suculento e um pouco picante. Mas quando a rutabaga é cozida, seu sabor se torna doce, mais parecido com a batata-doce (batata-doce, batata-doce).

Que outros nomes elatem?

Outros nomes de couve-rábano são Rutabaga, Nabicol, Colirrabano, Nabo Suíço, Nabo Sueco e Nabo Sueco, Seu nome científico é Brassica x napobrassica.

Quais as Diferenças da Couve Rábano?

A Couve Rábano pode ser confundida com os nabos, mas são vegetais diferentes. Elas são maiores, têm uma parte branca, uma parte roxa e parte amarelada, e seu sabor se torna doce após o cozimento. Por sua vez, os nabos são brancos, têm um topo roxo-vermelho e seu sabor é picante.