Sem categoria

Olá, mundo!

Descubra abaixo o que é Mandioqunha, quais são seus tipos, características, propriedades e benefícios. Descubra também qual é a melhor maneira de aproveitar todos os seus nutrientes, possíveis contraindicações, bem como outros fatos curiosos sobre esse membro da família dos tubérculos.

O que é Mandioquinha?

A Mandioqunha, arracache, batata-baroa ou cenoura branca é um tubérculo de raiz sul-americana (nativa dos Andes) que se assemelha a pastinaca. É um membro da família de plantas “umbelliferae”, bem como cenouras, aipo, nabo, pastinaca e salsa.

Existem variedades de Mandioqunha de carne amarela, laranja e branca, no entanto cerca de 70% das variedades têm carne branca. Seu sabor é semelhante a um cruzamento entre cenoura e aipo, e é usado na cozinha como um vegetal rico em amido para adicionar sopas, purês, guisados, bolinhos e recheios para enrolar tortilhas.

Características e dados de interesse

mandioqunha
mandioqunha
  • As folhas e caules da Mandioqunha também são comestíveis, embora sejam mais usadas para alimentar os animais. A aparência dessas folhas é muito semelhante à da folha de aipo.
  • As plantas de Mandioquinha produzem um monte de raízes, semelhante à cenoura, que pode pesar mais de dois quilos (1 kg) cada.
  • As raízes são tipicamente brancas a amarelas, com um anel roxo na carne.
  • Este tubérculo é consumido cozido; Seu sabor é uma combinação muito suave e aromático entre batata, cenoura e aipo.
  • A Mandioqunha é cultivada plantando os próprios tubérculos.
  • É cultivada comercialmente no sudeste do Brasil, na Colômbia, Equador, Venezuela, Costa Rica e Porto Rico; Geralmente, ela pode ser encontrada na maioria dos supermercados desses países.

1 comentário

  • Olá, isso é um comentário.
    Para começar a moderar, editar e deletar comentários, visite a tela de Comentários no painel.
    Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.

Deixe um comentário