Skip to content
Tubérculos

Cúrcuma

acafrao

Você provavelmente já ouviu ou leu informações sobre açafrão, uma raiz muito popular na cultura indiana, especialmente na culinária e medicina ayurvédica tradicional, no entanto, há muito mais a ser dito e aprendido sobre isso. Neste artigo vamos abordar todas as questões relacionadas à cúrcuma, suas propriedades e benefícios medicinais, tipos e variedades, receitas, como tomá-lo, possíveis efeitos colaterais… e muito mais.

O que é cúrcuma?

Cúrcuma é a raiz da planta curcuma longa. É uma raiz tuberosa cuja origem está localizada no sudeste da Ásia (Índia, Indonésia, China), onde tem sido usada desde a antiguidade como corante têxtil, tempero culinário, remédio natural e até mesmo como objeto religioso. Como gengibre, cardamomo e outros tubérculos, açafrão pertence à família Zingiberaceae. Não é uma coincidência que a cúrcuma fresca tenha uma forte semelhança com a raiz de gengibre, no entanto, uma vez cortada, podemos apreciar a sua distinta cor laranja profunda.

Nas últimas décadas, a cúrcuma tornou-se uma revelação para o mundo ocidental, não só pelo seu valor como especiaria na cozinha, mas também pelos seus usos medicinais. Atualmente é considerado um superalimento, um grupo que inclui outras raízes, como maca, gengibre e wasabi.

curcuma
curcuma

Para que Serve? Propriedades, Benefícios e Usos

Açafrão tem um perfil nutricional muito interessante, que é responsável por muitas das suas propriedades. É rica em sais minerais, tais como o manganês, potássio, cálcio, magnésio, ferro e vitaminas como a vitamina B6, B3, vitamina C, vitamina K e vitamina E, entre outros micronutrientes essenciais.

Propriedades nutricionais

2 colheres de sopa de açafrão em pó fornecem aproximadamente:

  • Calorias: 15,58
  • Proteínas: 0,34 g
  • Carboidratos: 2,86 g
  • Açúcares totais: 0,14 g (índice glicémico muito baixo)
  • Gordura: 0,43 g
  • Fibra dietética: 0,93 g
  • Vitamina C: 1,14 mg
  • Vitamina B6: 0,08 mg
  • Vitamina B3: 0,23 mg
  • Vitamina E: 0,14 mg
  • Vitamina K: 0,59 mcg
  • Potássio: 111,10 mg
  • Manganês: 0,34 mg
  • Cálcio: 8,05 mg
  • Magnésio: 8,49 mg
  • Ferro: 1,82 mg

Benefícios para a saúde

acafrao da terra
acafrao da terra

As propriedades medicinais da cúrcuma são devidas a dois componentes terapêuticos fundamentais: a turmerona e a curcumina, sendo esta última o seu composto ativo mais importante. Na verdade, muitas vezes quando se fala sobre os benefícios da cúrcuma, eles estão realmente se referindo às propriedades da curcumina, um polifenol com grande efeito anti-inflamatório e antioxidante.

Nota: a quantidade real de curcumina presente na cúrcuma varia de acordo com a espécie, as condições de crescimento e o tempo de cultivo.

Entre os benefícios de saúde mais relevantes desta raiz são:

1. Prevenir a doença de Alzheimer

De acordo com os resultados de numerosos estudos, que investigaram o efeito da curcumina nos processos que levam ao desenvolvimento da doença de Alzheimer, esse composto mostrou um horizonte muito promissor na prevenção e tratamento dessa doença. É capaz de combater a inflamação, o dano oxidativo, a toxicidade e a formação de placas beta-amiloides, que juntas causam a degradação das células nervosas e da doença de Alzheimer. Também foi observado que em países asiáticos como a Índia, onde há um alto consumo de cúrcuma, a incidência e a prevalência da doença de Alzheimer são relativamente baixas. É por isso que os especialistas recomendam seu consumo regular, seja como tempero na comida ou como suplemento nutricional.

2. Aliviar os sintomas da artrite

Cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias impressionantes. Tanto é assim que seu efeito é capaz de modificar as respostas do sistema imunológico. Um estudo realizado em 2006 mostrou que a cúrcuma foi muito eficaz na prevenção e redução da inflamação das articulações. Por outro lado, um estudo de 2010 envolvendo 100 pessoas afirmou que o uso de um suplemento à base de açafrão (Meriva) poderia reduzir a dor causada pela artrite de longo prazo. Um estudo piloto em 2012 para avaliar a função do produto BCM-95 (com base em curcumina) observou que esta dor nas articulações e inchaço reduzida em pacientes com artrite ativa melhor do que o diclofenaco de sódio (fármaco anti-inflamatório não esteroide).

3. Combate a pressão alta

O consumo frequente de cúrcuma reduz os níveis de colesterol no sangue e previne a formação de placas nas artérias, o que ajuda a regular a pressão sanguínea e previne danos às células cardíacas causadas pela hipertensão. Especificamente, o extrato de cúrcuma mostrou ser muito benéfico na dilatação e relaxamento dos vasos sanguíneos.

4. Regular os níveis de glicose no sangue e controlar o diabetes

O uso de cúrcuma em pacientes com diabetes é cada vez mais difundido. Uma publicação da International Journal of Endocrinology and Metabolism sobre o efeito anti-hiperglicémico da curcumina, disse que esta raiz tuberosa pode fornecer uma alternativa para as drogas tratar e prevenir diabetes tipo 2. Os mecanismos responsáveis ​​para este benefício é a sua capacidade para reduzir a produção de glucose e glicogênio hepático, estimular o aumento da captação de glicose, aumentar a ativação de cinase AMP, suprimir o estado induzido da hiperglicemia inflamatória e estimular a secreção de insulina. Tecidos pancreáticos, melhoram a função das células pancreáticas, aumentam os níveis do receptor de insulina β e reduzem a resistência à insulina. Um estudo similar publicado pela Associação Americana de Fisiologia-Endocrinologia e Metabolismo, também foi a favor da curcumina como um potencial mecanismo de ação metabólica contra o diabetes e a obesidade.

Apesar desses resultados incríveis, é importante ressaltar que a cúrcuma não deve ser considerada como um “tratamento definitivo”, mas como um complemento no controle alternativo desta doença.

5. Reduzir e controlar a psoríase

Nos últimos anos, tem havido um número crescente de estudos destacando o potencial uso de cúrcuma no tratamento da psoríase. Pesquisadores reuniram evidências para apoiar sua eficácia terapêutica; por exemplo propriedades antioxidantes da curcumina pode reduzir o estresse oxidativo de lesões psoriásicas e inibir fosforilase quinase, uma enzima que é geralmente elevados em pacientes com psoríase. Por outro lado, o seu poder anti-inflamatório é muito eficaz na dor calmante e outros sintomas incômodos da condição.

6. Tratar problemas de próstata

O uso de suplementos à base de açafrão para tratar problemas de próstata em homens mostrou resultados muito positivos, especialmente em casos de prostatite (próstata aumentada) e câncer de próstata. As suas propriedades anti-inflamatórias não só previnem e impedem o progresso da doença, mas também aliviam vários dos desconfortos mais comuns, por exemplo, dificuldades durante a micção.

7. Prevenir vários tipos de câncer

Pesquisas científicas observaram que, graças à curcumina, a cúrcuma pode ser uma espécie anti-câncer de alta potência. Numerosos estudos em animais sugerem que este composto pode prevenir o câncer, especialmente o câncer da mama, do pulmão, do estômago, do fígado e do cólon e retardar a sua propagação, fazendo quimioterapia mais eficaz e proteger as células saudáveis contra danos causados pela radioterapia. Tudo isto é devido à seu efeito antioxidante e anti-inflamatórios, os quais interferem com a sinalização celular em casos de doença crônica.

Os cientistas já começaram a estudar essas propriedades em humanos. Eles estão realizando vários testes clínicos para confirmar que a curcumina pode prevenir o câncer em pessoas com condições pré-cancerosas , e aliviar alguns dos sinais e sintomas causados pelo tratamento médico desta doença.

8. Acalmando os sintomas da fibromialgia

Com sua ação anti-inflamatória, antioxidante e neuroprotetora, a cúrcuma pode ser um excelente complemento natural para pessoas que sofrem de fibromialgia. Está provado que reduz a dor crónica nos ligamentos, músculos e tendões , combate a fadiga e a sensibilidade em todo o corpo e aumenta o efeito analgésico dos medicamentos convencionais para o seu tratamento.

9. tratar a rosácea

Açafrão fornece vários benefícios quando se trata de gestão de rosácea, por exemplo, ajuda a modular a resposta imunológica do corpo, reduz a inflamação e protege a pele contra danos causados ​​por toxinas, radiação UV e possíveis infecções microbianas. Também promove a saúde geral da pele através da hidratação e regeneração. O consumo regular de cúrcuma e sua aplicação tópica na forma de uma máscara pode ser um dos melhores remédios para reduzir complicações e aliviar os sintomas dessa condição.

10. Outros benefícios saudáveis

Cúrcuma é utilizado para perder peso , branquear os dentes e prevenir a gengivite, combate a insônia e depressão , prevenir coágulos sanguíneos, prevenir cãibras menstruação , aliviar problemas respiratórios , melhorar a função hepática e digestiva , e para evitar os episódios de hemorróidas .

Usos de açafrão na cozinha

acafrao da terra beneficio
acafrao da terra beneficio

Cúrcuma é uma raiz amplamente utilizado como um condimento e corante culinário em muitos países orientais (Índia, Marrocos, Irã, Malásia, entre outros), porém seu uso na cozinha é já não se limita a estas regiões, mas se espalhou todo o mundo.

É geralmente usado para dar sabor a vegetais, arroz, guisados, molhos e carnes, especialmente frango, cordeiro e peixe. Uma colher de chá de açafrão pode dar uma dimensão completamente nova a qualquer receita, pois proporciona um sabor profundo, quente, picante e terroso . Na Índia, açafrão é sempre adicionado no início do processo de cozimento e saltou junto com outros ingredientes aromáticos, como cebola , gengibre e alho . Isso favorece a liberação adequada de curcumina, um composto solúvel em gordura.

Ele também é usado para tingir alguns pratos e fazer curry em pó , portanto, o tempero tem aquela cor amarela vibrante tão especial.

Outro uso popular deste tubérculo na cozinha é a preparação do leite dourado . Considerado um elixir anti-inflamatório, esta bebida é usada para tratar inúmeras condições de saúde, desde resfriados comuns até artrite. Da mesma forma, o chá de cúrcuma é uma infusão que não pode faltar na rotina diária de muitas pessoas.

Dica: É importante ter cuidado ao usar cúrcuma, pois sua cor profunda pode facilmente manchar os dedos, mãos, bancadas e tábuas de corte. Para evitar manchas duradouras, lave rapidamente, com água e sabão, qualquer área com a qual você tenha estado em contato. Considere o uso de luvas de cozinha durante o manuseio de açafrão.

Cúrcuma em rituais, cerimônias e como objeto decorativo sagrado

Na Índia, a cúrcuma não é apenas uma raiz medicinal ou uma especiaria, mas representa todo um sistema de vida. Representa a pureza da mente, a fertilidade do solo e o corpo saudável . Ele também funciona como uma oferenda sagrada para as divindades, juntamente com arroz, sândalo, cinza sagrada, incensos, óleo, etc. Nos casamentos, a cúrcuma desempenha um papel central na purificação do corpo e da mente do casal. Em muitas partes da Índia rural, as pessoas decoram as paredes de suas casas com vários pigmentos, e a cúrcuma é usada precisamente para recriar a cor amarela.

Açafrão como um corante de tecido

Durante séculos, a cúrcuma foi usada como um corante têxtil. Para os hindus e budistas, a cor amarela representa o estado de existência mais purificado dos espíritos divinos . Cada nova função em qualquer lar começa com a entrega de um pano amarelo aos sacerdotes. Após o nascimento, os bebês recebem linho branco tingido de amarelo para ir ao templo, enquanto os padres usam roupas tingidas com açafrão para realizar rituais e cerimônias.

Variedades de açafrão

Na Índia, 5 variedades principais de cúrcuma são cultivadas . A maioria deles é amarela-alaranjada, mas também há raízes de açafrão brancas e pretas, embora sejam menos populares e seu cultivo não seja muito amplo.

  1. A primeira variedade é a cúrcuma da curcuma longa . Esta é a raiz que é comumente usada na culinária e também é o ingrediente fundamental para fazer o curry em pó. Pode-se dizer que é o tipo mais popular de cúrcuma em todo o mundo.
  2. Outra variedade é o açafrão Kasturi Manjal , conhecido por seu bom cheiro e sabor amargo. É geralmente evitado quando cozinhar, mas é amplamente utilizado como um tratamento cosmético e de beleza natural para a pele.
  3. A terceira variedade é muito parecida com a do Curry Manjal , mas a forma arredondada e alongada da raiz é diferente (semelhante a um guarda-chuva em miniatura). É amplamente utilizado em cerimônias e rituais; É considerado algo muito sagrado e as pessoas na Índia o mantêm em casa como parte de suas imagens divinas.
  4. Por seu turno , o Kari Manjal ou açafrão-negro , é uma variedade rara e suas raízes são ligeiramente negras. Seu principal uso é observado na medicina ayurvédica.
  5. A quinta variedade de açafrão é conhecida como Mara Manjal ou Manjal de árbol ; É um tipo de videira extremamente útil na preparação de alguns medicamentos muito especiais. Dizem que esta variedade está desaparecendo.

Nota: A maioria da cúrcuma vem de dois lugares na Índia: Alleppey e Madras. Os especialistas recomendam o consumo de açafrão de Alleppey porque contém duas vezes mais curcumina que as variedades cultivadas em Madras.

Tipos de açafrão

curcuma beneficios
curcuma beneficios

Açafrão cru

Açafrão cru, puro e não processado, tem um maior teor de curcumina e, portanto, a maior quantidade de benefícios para a saúde.

Para aproveitar todos os nutrientes e benefícios dessa raiz, será sempre melhor obtê-la em seu estado puro e não processado. A curcumina, ou ingrediente mais poderoso da cúrcuma, é degradada durante o processamento industrial. Sempre que a cúrcuma estiver disponível em sua forma natural, podemos ralá-la ou cortá-la finamente para usá-la na cozinha, para fazer remédios caseiros ou tratamentos de beleza. Em uma colher de chá de açafrão fresco, existem aproximadamente 200 miligramas de curcumina, uma dose que deve ser aumentada para 1.000 miligramas para ver os efeitos anti-inflamatórios reais.

Pó de cúrcuma

É fácil adicionar a qualquer comida ou tomar a forma de cápsulas.

Açafrão em pó pode não ser tão puro como açafrão cru, mas é definitivamente a opção mais conveniente para muitas pessoas. É geralmente usado como um condimento para inúmeras receitas e é a base para a fabricação de suplementos de cápsulas. Vários estudos recomendam tomar uma cápsula de açafrão por dia, muito melhor se ela for acompanhada de pimenta-do-reino para aumentar sua absorção.

Este tipo de cúrcuma também funciona muito bem para a elaboração de máscaras faciais, uma vez que tem um efeito benéfico sobre a pele. Ajuda a controlar a acne, diminui as cicatrizes e minimiza o tamanho dos poros. Especificamente, o pó chamado Curcuma Kasturi não é destinado ao consumo humano, mas é usado no ramo cosmético por suas propriedades e capacidade de não manchar a face.

Óleo essencial de cúrcuma

É um óleo essencial maravilhoso que traz relaxamento e sensação de equilíbrio.

Diz-se que os óleos de cúrcuma contêm apenas 7% de cúrcuma crua depois de serem processados, o que leva a um nível muito baixo de curcumina. Apesar disso, o óleo retém os poderes relaxantes, antialérgicos, antibacterianos e anti-inflamatórios.

Pasta de cúrcuma

Você pode comprá-lo em lojas de alimentos saudáveis ​​ou preparar sua própria massa de açafrão caseiro.

Pasta de cúrcuma ou massa dourada é preparada a partir de açafrão cru ou açafrão em pó. Não é um tipo de preparação que você pode encontrar em qualquer loja, por isso é mais fácil fazer o seu próprio macarrão para tê-lo na mão sempre que precisar. Você só deve adicionar ½ xícara caçarola de açafrão em pó, 1 colher de chá de pimenta preta, 1 pedaço de gengibre ralado (opcional) 1 xícara de água e 1 colher de sopa de óleo de coco. Aqueça em fogo médio e cozinhe, mexendo freqüentemente até que a mistura adquira uma textura pastosa. Em seguida, retire do fogo, deixe esfriar e reserve em uma jarra de vidro. A massa pode durar até 2 semanas, mas é melhor usá-la em 1 semana.

Como a cúrcuma é tomada? Quanto devo tomar?

A maneira tradicional de consumir cúrcuma é, naturalmente, usá-lo como um condimento em receitas e bebidas, mas também está disponível como um suplemento (cúrcuma em cápsulas, comprimidos, extrato). Muitas pessoas estão interessadas nas propriedades dessa raiz tuberosa, mas não sabem como segurá-la com segurança , ou qual é a dose ideal de cúrcuma para obter todos os benefícios.

Organizações como o Departamento de Agricultura (USDA) 6 e a Food and Drug Administration dos Estados Unidos (FDA) não deram uma recomendação oficial sobre adose diária de cúrcuma que uma pessoa deve tomar. No entanto, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)7 e a Organização Mundial da Saúde (OMS) forneceram algumas diretrizes para seu uso.

Considera-se que uma pessoa pode consumir aproximadamente 1,4 mg de cúrcuma por quilo de peso corporal por dia. Por exemplo, se você pesa 150 libras você pode tomar 210 mg por dia; isso seria uma dose diária aceitável.

Existem inúmeras investigações bem-sucedidas que excederam essa recomendação, portanto, convém considerar as quantias usadas nesses estudos. Em última análise, a quantidade de açafrão a ser tomada dependerá do suplemento escolhido, a razão para o seu uso e se você experimentou alguma sensibilidade à cúrcuma. É necessário seguir sempre as instruções do produto e consultar o médico ou farmacêutico se estiver a considerar tomar uma dose superior à recomendada na embalagem.

A qualidade e fonte dos suplementos também são fatores importantes. Evite qualquer produto que contenha aditivos, misturas patenteadas que pareçam desnecessárias ou que você simplesmente não consiga entender o que realmente está tomando.

A seguir estão várias doses de cúrcuma com base em quantidades que foram usadas em vários ensaios clínicos. Deve-se notar que eles são usados ​​apenas como referência do que foi estudado em situações controladas.

  • Diminuir os níveis de colesterol : 1,4 gramas de extrato de cúrcuma, dividido em duas doses diárias, durante 3 meses.
  • Melhorar a saúde da pele : 1.500 mg de cúrcuma, em 3 doses diárias, durante 8 semanas.
  • Promover a saúde das articulações : 500 mg de açafrão não comercial, 4 vezes por dia, durante 4-6 semanas.
  • Promover boa função digestiva : 200 mg de cúrcuma, 4 vezes ao dia por 7 dias; Considere um suplemento de cúrcuma em cápsulas combinadas com gengibre.
  • Reduzir a inflamação no corpo : 500-1000 mg por dia.

Suplementos de açafrão vs suplementos de curcumina

Pós de cúrcuma e suplementos oferecem uma abordagem integral para a raiz, uma vez que retêm mais de seus nutrientes e propriedades naturais. Por outro lado, os suplementos de curcumina são compostos de uma forma isolada do antioxidante mais ativo da cúrcuma, ou seja, a curcumina. Então, se a curcumina vem da cúrcuma, faz sentido escolher entre uma e outra? A maioria dos especialistas concorda que devemos obter nossos nutrientes dos alimentos integrais, da maneira como a natureza os concebeu, uma vez que todo o conjunto de nutrientes pode desempenhar um papel na maneira como o nosso corpo os processa e que benefícios recebemos dele. consumi-los.

Logicamente, as raízes da cúrcuma contêm outras substâncias além da curcumina , por isso é recomendável consumi-la em seu estado natural sempre que possível. Quanto aos suplementos, uma boa idéia é fazê-los em casa a partir do próprio tubérculo, mas se você preferir obter o produto diretamente em uma loja, priorize as opções baseadas em curcuma.

Absorção de açafrão e curcumina

Outro fator a considerar é a absorção em cada caso. Nem a curcumina nem a cúrcuma são bem absorvidas na ausência de gorduras; Aqui a raiz da cúrcuma tem uma pequena vantagem, uma vez que contém alguns óleos naturais que podem melhorar a biodisponibilidade da curcumina no corpo. Mas geralmente, ambos são melhor absorvidos quando consumidos com uma fonte de gordura adicional .

A pimenta negra também pode aumentar a biodisponibilidade de açafrão, como o seu composto conhecido como piperina pode evitar esta raiz compostos decompõem durante a digestão, permitindo-lhes a ficar mais tempo no organismo. (Veja, Curcuma com pimenta preta ) Incluir cúrcuma como um tempero em receitas com gordura e pimenta preta é uma excelente ideia, como tomar suplementos durante uma refeição ou com um suplemento de ácidos graxos ômega-3.

Nota: a piperina pode aumentar a biodisponibilidade da curcumina em até 2.000%.

É possível tomar muito açafrão?

Consumir muito açafrão é um risco incomum . Alguns estudos relataram que, após o uso de doses entre 490 mg e 2100 mg, nenhum efeito adverso aparente foi observado, no entanto, em casos raros, algumas pessoas apresentaram efeitos colaterais leves quando tomaram doses mais altas. É melhor seguir as recomendações do pacote ou conversar com o médico sobre a dose correta de açafrão para você.

A cúrcuma tem contra-indicações ou efeitos colaterais?

Açafrão pode ser usado com segurança como um tempero, suplemento medicinal ou tratamento da pele durante meses. Geralmente não causa efeitos colaterais significativos, no entanto, isso não impede que algumas pessoas experimentem efeitos colaterais, como dores de estômago, náusea, tontura ou diarréia, especialmente se eles tomarem doses muito altas de cúrcuma.

Precauções e avisos especiais

Gravidez e aleitamento: as mulheres podem consumir cúrcuma com segurança durante a gravidez e amamentação, desde que seja através de uma refeição à qual esta especiaria é adicionada; no entanto, seu consumo na forma de um suplemento não é recomendado nesses estágios. Uma dose significativa de cúrcuma pode estimular o útero ou promover a presença de sangramento, colocando a gravidez em risco. Por outro lado, não há informações suficientes para avaliar a segurança da cúrcuma durante a lactação, por isso é melhor não consumi-la.

Problemas da vesícula biliar: açafrão não deve ser usado quando há cálculos biliares ou obstrução do ducto biliar; seu consumo pode piorar essas condições de saúde.

Sangramento: tomar cúrcuma pode retardar a coagulação do sangue, o que poderia aumentar o risco de hematomas e sangramento excessivo em pessoas com distúrbios hemorrágicos.

Diabetes: Pessoas com diabetes geralmente se beneficiam da cúrcuma, mas essa raiz deve ser consumida com cautela, uma vez que a curcumina pode causar níveis muito baixos de açúcar no sangue.

Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE): Algumas pessoas com DRGE percebem um agravamento dos seus sintomas quando consomem açafrão.

Condições sensíveis aos hormônios (câncer de mama, câncer uterino, câncer de ovário, endometriose, miomas uterinos): alguns pesquisadores alertam que a curcumina pode agir de maneira semelhante ao hormônio estrogênio. Embora esta teoria não tenha sido comprovada, recomenda-se que aqueles que sofrem de condições sensíveis aos hormônios consumam-na com grande cautela e sob aprovação médica.

Infertilidade: cúrcuma pode reduzir os níveis de testosterona e diminuir o movimento de espermatozóides quando tomado por via oral. Isso poderia reduzir a fertilidade nos homens.

Deficiência de ferro: tomar grandes quantidades de cúrcuma afeta a absorção adequada de ferro; Não é recomendado para pessoas com deficiência de ferro.

Cirurgia: Como a cúrcuma pode retardar a coagulação do sangue, seu uso não é recomendado durante e após a cirurgia. É importante deixar de usá-lo pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia agendada.

Perguntas frequentes

Como o chá de cúrcuma é preparado e para que é usado?

Chá de cúrcuma, feito de raiz de cúrcuma ralada ou pó puro , é considerado uma das maneiras mais eficazes para consumir o tempero. Sua preparação é muito simples, como explicamos a vocês a seguir:

  • Ferva 4 xícaras de água.
  • Adicione 1 a 2 colheres de chá de açafrão moído, ralado ou em pó.
  • Deixe a mistura ferver por cerca de 10 minutos.
  • Em seguida, coe o chá em uma tigela e deixe esfriar por mais 5 minutos.

Muitas pessoas preferem adicionar ingredientes adicionais ao chá de açafrão para melhorar o sabor ou promover sua absorção. Os aditivos mais comuns incluem mel (adoçar e proporcionam propriedades antimicrobianas), leite completo, nata, leite de amêndoa, leite de coco, óleo de coco ou ghi (melhorar a absorção de curcumina), pimenta preta (aumentar a absorção de curcumina e fornecer sabor picante), limão, limão ou gengibre (melhorar propriedades antioxidantes e antimicrobianas). Mais; Chá de cúrcuma: benefícios, propriedades, contra-indicações, dosagem, usos.

Como posso preparar açafrão moído?

Açafrão em pó pode ser preparado em casa, se você tem raiz de açafrão cru. Você só precisa seguir estas etapas:

  • Lave e remova qualquer sujeira que possa estar presa ao redor de cada rizoma. Esfregue com uma escova de vegetais, se necessário.
  • Coloque para ferver as raízes em água fresca até que tenham se suavizou.
  • Retire-os da água e deixe esfriar para cortá-los em pedaços pequenos . Em seguida, espalhe os fragmentos de cúrcuma em uma assadeira ou em um desidratador.
  • Asse por 1-3 horas, ou até obter uma textura seca e quase quebradiça. (Algumas pessoas preferem deixá-las secar ao ar livre por vários dias)
  • Coloque as raízes secas no liquidificador para processar e obter o pó. A consistência do pó de cúrcuma resultante depende do sabor, mas geralmente é deixado tão fino quanto possível.

Este pó de cúrcuma caseiro pode ser mantido em boas condições por mais de um ano, desde que seja armazenado em um recipiente hermético.

Nota: tente comprar açafrão orgânico de fontes respeitáveis, escolhendo raízes grandes e lisas sem mofo.

Onde devo comprar cúrcuma?

Antes de comprar açafrão você deve se certificar de que vem de uma boa fonte . Basicamente, isso significa que você deve verificar se é uma cúrcuma orgânica e genuína , não geneticamente modificada, não irradiada e que foi analisada em busca de metais pesados ​​ou outros contaminantes.

Às vezes isso pode ser difícil de saber com certeza, e acabamos comprando produtos de baixa qualidade. No entanto, podemos sempre olhar para vários aspectos, de modo a não cometer erros e obter o melhor açafrão .

Como identificar açafrão orgânico genuíno?

Procure o selo de “certificado orgânico”.

  • Este é o passo mais fácil: para ver se o produto foi certificado como “orgânico” por uma agência de terceiros conhecida e respeitável. Este selo pode variar dependendo da agência em questão, por exemplo, USDA nos Estados Unidos, Australian Certified Organic, NASAA Certified Organic em Asutralia, etc. A reputação do instituto de certificação é tão importante quanto a certificação em si.

Se possível, compre de uma fonte bem conhecida para você.

  • Pode ser o caso que o produto não é certificado, mas ainda é orgânico, por exemplo, quando a cúrcuma é cultivada em uma fazenda próxima e você sabe que seu cultivo é orgânico.

Evite pós e suplementos que contenham aditivos e cargas.

Evite cápsulas de cúrcuma ou comprimidos que contenham estearato de magnésio (também conhecido como ácido esteárico) e fosfato de cálcio dibásico (DCP). Eles são substâncias potencialmente tóxicas.

As cápsulas do suplemento devem ser à base de vegetais, evite aquelas que são baseadas em gelatina.

O que poderia ser um bom substituto para a cúrcuma na cozinha?

Cúrcuma tem um sabor único , quase impossível de reproduzir. A maioria dos chefs provavelmente concorda que não há substituto perfeito para essa raiz no mundo das especiarias. No entanto, existem várias opções que nos ajudam a obter esse toque especial em nossas receitas.

Algumas pessoas recomendam o açafrão como o melhor substituto da cúrcuma , mas na realidade sua similaridade está na cor, não no sabor. O açafrão tem um aroma de terra e um sabor muito mais forte que a cúrcuma, por isso, se usado, uma pequena quantidade é suficiente.

Outras sugestões para substituí-lo são mostarda em pó, gengibre, sementes de cominho, sementes de achiote e caril em pó.

Com que outros nomes é conhecido açafrão?

Cúrcuma é também conhecida como Curcuma longa, raiz amarela, açafrão indiano, açafrão veado selvagem, pintinho, yuquilla, açafrão, jengibrillo, vara Cholon, chuncho vara, guisador.

Açafrão em Inglês é escrito açafrão.

Como é a sua planta? Como posso crescer?

Curcuma longa é uma planta perene tropical muito próxima do gengibre (família Zingiberaceae). Geralmente cresce 60-100 cm de altura; suas folhas verdes brilhantes e aparência semelhante à crescente lírio em linhas formando um caule comprimento falsa. Entre esses cachos cônicos, flores amarelas pálidas crescem . A planta açafrão prospera nos trópicos e subtrópicos, pois requer um clima quente e úmido com solo bastante leve. Sua propagação ocorre dividindo o rizoma, sem sementes são necessárias (cúrcuma não produz sementes para propagação).

Para cultivar sua própria planta, você pode começar com um pequeno pedaço de um rizoma fresco que você comprou em um viveiro ou que foi dado a você por outro jardineiro. Escolha um local que seja exposto ao sol da manhã, mas com sombra parcial durante a tarde. O solo deve estar solto e úmido; É muito importante manter o solo úmido. Recomenda-se plantar a seção da raiz na primavera, a uma profundidade de 4 polegadas. Se você está semeando em um recipiente de jardim, uma profundidade de 1 a 2 polegadas será suficiente; Isso deve ter pelo menos 12 polegadas de largura e a mesma profundidade para que a planta possa crescer.

As raízes da cúrcuma podem ser escavadas no final do outono ou início do inverno, estágio no qual esta planta está inativa. Tenha em mente que a planta de cúrcuma pode se deteriorar ou morrer se a temperatura cair abaixo de 50 ° C (10 ° C). É muito comum morrer durante o inverno e reaparecer na primavera.

O que gosto de cúrcuma?

Raiz de cúrcuma tem um sabor e aroma muito interessante. Seu sabor é poderoso, picante e quente, com um toque amargo . Sua fragrância suave lembra uma mistura entre laranja e gengibre.

Como armazenar açafrão em pó para prolongar sua vida útil?

Como esse tempero é muito suscetível à luz , geralmente é armazenado em recipientes hermeticamente fechados. Açafrão começará a perder sua potência após cerca de 6 meses, ou ainda mais cedo se for exposto à luz e / ou calor. Guarde-o em local fresco e escuro .

É verdade que a cúrcuma mancha os dentes?

Muitas pessoas acreditam que a cúrcuma pode manchar os dentes devido à cor amarela intensa desta raiz, no entanto, isso não é verdade. Pelo contrário, pode ajudá-lo a embranquecê-los a longo prazo . Uma receita muito popular para o clareamento dental inclui 2 partes de açafrão em pó misturado com 1 parte de óleo de coco e 1 parte de bicarbonato de sódio. Os ingredientes são misturados para formar uma pasta e, em seguida, uma quantidade generosa é colocada na escova de dentes; você deve escovar normalmente por 2 minutos e finalmente enxaguar com bastante água. Para obter melhores resultados, é necessário repetir o procedimento regularmente, certificando-se sempre de usar o autêntico e puro pó de cúrcuma.

Cúrcuma mancha suas unhas, pele (temporariamente), roupas e toalhas, pratos, pia e pias, bancadas.